segunda-feira, 29 de agosto de 2016

REVOLTA DA BALAIADA

     No período dos primeiros anos de independência política do Brasil,onde surge a Revolta da Balaiada ocorrida em 1838-1841 no Maranhão.
     Ocorreu em diversos motivos pela grande crise, principalmente pela concorrência do algodão norte-americano no mercado internacional.
     Durante anos líderes liberaram escravos e tentaram melhoras na época entre eles um homem que fazia balaios para vender e daí vem o nome "Revolta da Balaiada", porém todos os negros acusados e de envolvimento na revolta foram reescravizados, mais tardio próximos ao ano de 1841.




brasilescola  


SAMUEL STOECKEL FREY           

terça-feira, 23 de agosto de 2016

REVOLTA DA BALAIADA
A Revolta da Balaiada ocorrida no Maranhão, foi uma revolta popular que teve duração de 3 anos (de 1838 á 1841) e rebebeu esse nome pelo fato de que um dos seus líderes fazia balaios para vender. Entre os principais motivos estavam o fato de grande parte da população pobre ser contra o monopólio político dos fazendeiros, esses agiam com força e violência para alcançarem seus objetivos econômicos e políticos. Os revoltantes tinham como objetivos acabar com os problemas que os fazendeiros lhes causavam, que afetavam principalmente desempregados, vaqueiros, quilombolas e indígenas, para isso passaram a formar bandos para assim alcançar o desejado, invadiam cidades, exigiram uma substituição de presidente na província, queriam o fim da escravidão e a expulsão de comerciantes portugueses.