terça-feira, 18 de outubro de 2016

Questões: Revolta da Balaiada 

1. Quais foram os principais motivos da revolta? 

2. Por quanto tempo se estendeu o movimento? Em quais anos? 

3. A Revolta da Balaiada teve diversos representantes. Quem foi o principal líder?
 
4. Quais foram as principais cidades/estados por onde a revolta se estendeu?

5. A Balaiada foi uma importante e famosa revolta, consequentemente deixou marcas. Com o intuito de preservar e expor vestígios do conflito foi construído um memorial. Como é chamado o memorial e onde se localiza? 

6. O primeiro líder da Revolta da Balaiada, Raimundo Gomes, era responsável pelos artesãos, vaqueiros e escravos. O segundo Líder foi muito importante pois deu nome à revolta. Quem foi o segundo líder e como era popularmente conhecido? 

7. Por que a Revolta da Balaiada recebeu este nome? 

8. Qual foi a principal consequência dessa revolta?

9. Dentre os motivos da revolta, qual era o principal objetivo dos revoltantes?

10.  Quais os eventos marcaram o fim dessa revolta?

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

REVOLTA DA BALAIADA

Veja imagens dos objetos usados na Revolta da Balaiada, hoje expostos no Memorial da Balaiada. 

LIVIA NICOLAY FERRARI 

 REVOLTA DA BALAIADA 

 A REVOLTA DEIXOU MARCAS...

Já percebemos que a revolta da balaiada foi um importante acontecimento que inclusive, deixou marcas. Um exemplo disso é o Memorial da Balaiada, situado em Caxias. Em 1990, universitários e historiadores resolveram ir atrás de vestígios do conflito, oque mais tarde levou a inauguração do Memorial da Balaiada, que conta com o acervo de aproximadamente 350 peças ( restos de armas, balas de chumbo, botões e fivelas dos militares e homens que participaram da revolta. No memorial estão também presentes restos de ossos encontrados nas escavações, além de instrumentos de tortura que eram usados em escravos. Hoje o Memorial da Balaiada é muito conhecido e renomado, recebe cerca de 900 visitantes por mês.
  EDUARDA TAIS STOECKEL

REVOLTA DA BALAIADA 

LÍDERES DA BALAIADA:
Raimundo Gomes: Era responsável com comandar um grupo de artesoes, vaqueiros e escravos.
Manoel dos Anjos Ferreira: Segundo líder que deu o nome ao conflito, pois é conhecido como Balaio, já que acusou um dos oficiais de ter abusado de sua filha ele iniciou uma luta contra as autoridades.

Luís Alves de Lima e Silva: Coronel que controlava a situação da província, onde tentava dar um fim na revolta. Com seu exercito conseguiu obter sucesso. 

                                                             GABRIELA BORBA 

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

                                                CAUSAS E OBJETIVOS:
CAUSAS:
Crise econômica do algodão.
Divergências entre grupos locais.
Pobreza da população.

OBJETIVOS:
Falta de propostas concretas.
Antilusitanas.
                                                                                       SAMUEL STOECKEL FREY

                                               CAUSAS E OBJETIVOS:
   CAUSAS:
Crise econômica do algodão.
Divergências entre grupos locais.
Pobreza da população.

OBJETIVOS:
Falta de propostas concretas.
Antilusitanas.

                                                                                        SAMUEL STOECKEL FREY
 

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

REVOLTA DA BALAIADA 

LÍDERES

A Revolta Balaiada teve como primeiro líder Raimundo Gomes, que era responsável pelos artesões, vaqueiros e escravos. O segundo líder, Manoel dos Anjos Ferreira, foi responsável por dar nome a revolta, por ser conhecido como Balaio.

IAGO RENAN WALTER



REVOLTA DA BALAIADA 

CONSEQUÊNCIAS: 
As consequências dessa revolta foram que o líder Manoel Francisco Gomes foi morto, e os negros refugiados que foram acusados de terem participado dessa revolta, voltaram a serem escravos; Os mais atingidos com esse movimento em questão econômica era a população de baixa renda foram o vaqueiro Raimundo teve a expulsão do Maranhão determinado, e acabou falecendo; Cosme Bento, que era líder dos escravos, foi preso e enforcado.


GABRIELA BORBA 

REVOLTA DA BALAIADA

COMO TUDO COMEÇOU...


A Revolta da Balaiada (1838-1841) teve como principal motivo de início a insatisfação das classes sociais mais pobres, os quais a grande maioria eram negros. A principal característica da Revolta da Balaiada que distingue-a das outras é o fato da população pobre ter a coragem e audácia de se revoltar contra as classes sociais mais ricas (grandes proprietários agrários da região). Exatamente por ter sido as classes mais podres que se revoltaram, as causas da Revolta da Balaiada são relacionadas à miséria que afetava as camadas pobres da região: a economia agrária estava em crise, além da principal riqueza produzida na província, o algodão, estar sofrendo uma forte concorrência no mercado externo, o que acabou causando uma perda de preço e de compradores internacionais.

EDUARDA TAIS STOECKEL.


REVOLTA DA BALAIADA

Raimundo Gomes foi um dos primeiros líderes da Balaiada, e foi responsável por mobilizar um grupo de artesões, vaqueiros e escravos. O segundo líder foi Manoel dos Anjos Ferreira, conhecido como Balaio, foi responsável por dar nome a revolta.

CURIOSIDADES: 

  • O memorial da Balaiada é conhecido como o maior museu de Caxias, e nesse museu acontecem apresentações que representam a revolta da Balaiada.
  • A Balaiada foi uma rebelião ocorrida no Maranhão.
  • Os revoltados da balaiada foram as pessoas pobres da região, artesões, escravos e fugitivos(quilombolas).
  • A miséria foi uma das grandes causas dessa Revolta.
  • A principal riqueza produzida na província era o algodão. 
  • A miséria, a fome, a escravidão e os maus tratos constituíram os principais fatores de descontentamento popular.
Resultado de imagem para curiosidades da balaiada

LIVIA NICOLAY FERRARI

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

REVOLTA DA BALAIADA

     No período dos primeiros anos de independência política do Brasil,onde surge a Revolta da Balaiada ocorrida em 1838-1841 no Maranhão.
     Ocorreu em diversos motivos pela grande crise, principalmente pela concorrência do algodão norte-americano no mercado internacional.
     Durante anos líderes liberaram escravos e tentaram melhoras na época entre eles um homem que fazia balaios para vender e daí vem o nome "Revolta da Balaiada", porém todos os negros acusados e de envolvimento na revolta foram reescravizados, mais tardio próximos ao ano de 1841.




brasilescola  


SAMUEL STOECKEL FREY           

terça-feira, 23 de agosto de 2016

REVOLTA DA BALAIADA
A Revolta da Balaiada ocorrida no Maranhão, foi uma revolta popular que teve duração de 3 anos (de 1838 á 1841) e rebebeu esse nome pelo fato de que um dos seus líderes fazia balaios para vender. Entre os principais motivos estavam o fato de grande parte da população pobre ser contra o monopólio político dos fazendeiros, esses agiam com força e violência para alcançarem seus objetivos econômicos e políticos. Os revoltantes tinham como objetivos acabar com os problemas que os fazendeiros lhes causavam, que afetavam principalmente desempregados, vaqueiros, quilombolas e indígenas, para isso passaram a formar bandos para assim alcançar o desejado, invadiam cidades, exigiram uma substituição de presidente na província, queriam o fim da escravidão e a expulsão de comerciantes portugueses.